Saiba a diferença entre transdutor por Efeito Hall de Loop Aberto e Loop Fechado

O transdutor é um dispositivo que recebe um determinado sinal de entrada (Pressão, temperatura, potência, intensidade luminosa, vazão, corrente, tensão, etc.), e proporciona um sinal elétrico de saída (tensão ou corrente).

Vale destacar que o transdutor pode ser desde um dispositivo elétrico, eletrônico, térmico, mecânico e até mesmo eletromecânico.

Agora que sabemos sua função, iremos discutir um pouco sobre os transdutores de tensão e corrente.

Estes dois tipos de transdutores são ferramentas essenciais em diversos campos tecnológicos, como industrial, tração (ferroviário e subestações), automação, geração eólica e solar, e também no setor automobilístico.

 

Transdutores de Tensão e Corrente por Efeito Hall

O conceito mais utilizado nesses dispositivos é o Efeito Hall, descoberto no ano de 1879 pelo físico Edwin Herbert Hall, O efeito Hall é uma propriedade que se manifesta em um semicondutor inserido no “gap” de um campo magnético, gerado pela indução da corrente elétrica a ser medida. Para obter controle do processo, é inserida nesse material uma corrente de controle de tal forma que, quando a corrente elétrica a ser mensurada for zero, a tensão HALL gerada também será zero. Ao circular qualquer corrente diferente de zero, seja ela alternada, contínua, pulsada ou qualquer forma de onda, será gerado no material magnético uma Tensão Hall que será o espelho da onda que induziu esse campo. A amplitude da tensão de Hall varia com a corrente e o campo magnético.

Como o condutor irá produzir um campo magnético que varia com a corrente, é possível utilizar um sensor Hall para medir esta corrente sem interromper o circuito, sendo esta a principal vantagem da utilização deste conceito.

Transdutores por Efeito Hall são classificados em três tipos: transdutor por efeito hall de Loop Aberto (Open Loop – OL) e Loop Fechado (Closed Loop – CL) e o ETA (junção do Loop Aberto com o Fechado).

 

Transdutor por Efeito Hall de Loop Aberto (Open Loop – OL)

 Os transdutores de loop aberto tem um projeto mais simples do conceito de efeito Hall. Eles geralmente são de tamanhos compactos, mais leves e tem o melhor custo benefício referente à medição do parâmetro de interesse, além de ter um baixíssimo consumo de energia.

 

 

Transdutor por Efeito Hall de Loop Fechado (Closed Loop – CL)

Comparado ao transdutor de loop aberto, os transdutores de loop fechado por efeito Hall (também chamados de transdutores por efeito Hall ‘compensados’ ou de ‘fluxo zero’) possuem um circuito compensador que melhora drasticamente o desempenho, ampliando o espectro de frequência e aumentando a precisão.

 

 

Transdutores por efeito Hall ETA

A tecnologia ETA em transdutores de corrente por efeito Hall é uma patente da LEM International.

Esta tecnologia se baseia na combinação dos elementos de ambos princípios de loop aberto e loop fechado. O resultado é um dispositivo que tem o melhor balanço entre os benefícios de ambos os princípios de operação. O princípio do loop aberto é fundamentado para a medição da corrente DC e o efeito de transformador (um dos princípios do loop fechado) é usado para medir a corrente AC.

Hoje a LEM possui apenas uma série de transdutor com esta tecnologia, se trata da série LAS.

 

 

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens entre eles, escolha a melhor solução!

 

Fontes: https://www.amds4.com.br/bank/CH24101E.pdf

https://www.amds4.com.br/bank/catalogue_lem_cvt_english.pdf

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Shopping Basket