Qual a importância de fazer o monitoramento de corrente?

Devido à grande falta de investimentos em Infraestrutura, além da necessidade de mudança em nossa matriz energética e redução dos custos em energia elétrica, o monitoramento de corrente é de suma importância em diversos aspectos.

Algumas décadas atrás, nossa iluminação era preponderantemente resistiva, através de lâmpadas incandescentes, migrando-se para lâmpadas econômicas (fluorescentes) e mais recentemente, para as lâmpadas de LED, mostrando-se que a tecnologia avançou, e com isso as cargas conhecidas como lineares, passaram ao longo do tempo não sendo mais lineares, tendo uma composição harmônica significativa.

O mesmo ocorreu com os sistemas de partidas de motores, em que inicialmente eram partidas diretas, partidas estrela-triângulo e chaves compensadoras, migrando-se para as chaves de partida suaves (Soft Starters), inversores escalares e inversores vetoriais.

Essas evoluções tecnológicas nos diversos segmentos das indústrias vieram de encontro à redução de consumo de energia, fazendo com que a energia disponível gerada pudesse ser suficiente ao aumento de produtividade das indústrias, com o menor consumo possível. Para que esses novos equipamentos fossem desenvolvidos, as correntes elétricas passaram a ser mensuradas em pontos de conversão de alternada para contínua e vice-versa, de tal forma a controlar eletronicamente todos esses equipamentos.

O monitoramento de corrente interno dos equipamentos mostrou ao mercado outra necessidade, a de monitoramento nos suprimentos de energia de cada equipamento ou instalação, propiciando-se a devida correção de fator de potência, trazendo uma economia adicional ao sistema.

My Image
Nossa matriz energética vem sendo alterada com a implantação dos sistemas de geração eólicos, solares, biomassa, ondas, entre outros, e existe a necessidade do sincronismo entre esses sistemas para que eles possam ser integrados à malha de distribuição de energia existente.

Para que isso tudo possa ocorrer, é necessária a utilização dos transdutores de corrente para as diversas aplicações, pois é necessário medir correntes de diversas formas de onda, com vários níveis de tensões, medindo-as, isolando-as e fornecendo um sinal amigável aos sistemas eletrônicos de controle, proteção, atuação, etc.

Essas características de medir qualquer forma de onda, isolar e fornecer um sinal amigável para a eletrônica, só é encontrada nos transdutores, pois os outros dispositivos não o fazem por si só, se compararmos com transformadores e shunts.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Shopping Basket