Novas tecnologias são a chave do sucesso para os veículos elétricos

A infraestrutura de carregamento para veículos elétricos será o fator chave para assegurar uma transição suave para a mobilidade eletrônica. É aqui que cinco tecnologias desempenharão um papel vital na infraestrutura de carregamento de EV: carregamento inteligente (incluindo tecnologia V2G de veículo para rede), carregamento de EVs a partir de painéis fotovoltaicos, carregamento (ultra) rápido, carregamento sem contato e carregamento on-road de EVs.

Fig. 1: Topologia do conversor de energia

 

 

Com o uso de carregamento inteligente, a potência e a direção de carregamento do EV podem ser continuamente controladas. O carregamento inteligente de EVs pode fornecer vários benefícios para o proprietário do EV e para os provedores da infraestrutura de carregamento de EV, como redução da demanda de pico na rede e redução de custos. A fim de garantir que a utilização de veículos elétricos resulta em emissões líquidas zero de CO2, é importante que a infra-estrutura de carregamento venha tudo / maioria de sua energia a partir de fontes de energia renováveis.

 

É aqui que os custos decrescentes de painéis fotovoltaicos (PV) ao longo dos anos e da facilidade de integração na rede de distribuição desempenham um papel fundamental. Locais de trabalho como edifícios de escritórios e áreas industriais são ideais para facilitar o carregador solar dos EVs, onde os telhados e estacionamentos podem ser instalados com painéis fotovoltaicos.

 

Existem várias vantagens adicionais de carregar EVs de painéis fotovoltaicos: A bateria de EV pode ser usada como uma unidade de armazenamento de energia para PV e reduzir a energia e demanda de pico de energia na rede, pois a energia de carregamento de EV é gerada localmente a partir de PV.

 

Com relação ao carregamento (ultra) rápido, os novos EVs são projetados para suportar alta potência e novos padrões estão sendo desenvolvidos com carregamento de 350 kW para o mercado da UE. Pesquisas estão sendo conduzidas, sobre a arquitetura do carregador rápido e componentes eletrônicos de potência, os quais proporcionam mais vantagens mais competitivas considerando o desenvolvimento do produto (custo, fabricação, operabilidade, compacidade, eficiência de energia, etc.)

 

A nova questão de pesquisa levantada é como maximizar a utilização da potência instalada do carregador EV. Por esse motivo, um conceito de multiportas, carregador rápido flexível e inteligente que apresenta vários pontos de carregamento de saída através da implementação de técnicas de multiplexação, programação e carregamento simultâneo é desenvolvido. (consulte a Figura 2).

Fig. 2: Carregador DC multiportas rápido modular para carregamento de vários EVs

 

 

O carregamento sem contato de EVs usando Transferência Indutiva de Potência (IPT) e o carregador rodoviário é uma tecnologia que está se tornando cada vez mais aceitável como um recurso importante de carregamento autônomo e um elemento chave que permite a condução autônoma de EVs.

Essa tecnologia usa a transferência de energia eletromagnética entre cargas de acoplamento fracamente acopladas, que são colocadas com um espaço de ar entre elas. Um diagrama de blocos desse sistema é mostrado na Figura 3.

 

Fig. 3: Diagrama de blocos de um sistema baseado em EV IPT destacando os vários estágios de conversão de energia

 

Autor: Prof. Dr. eng. Pavol Bauer, Delft University of Technology
PCIM Europe Insights
Fonte: https://download.mesago.de/PCIM/2019/PCIM_Insights_1018_EN.pdf

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